segunda-feira, 16 de março de 2009

Exposição: Imagens do povo negro de Salvador

Mostra com 5.000 imagens da cultura e povo negro de Salvador. A exposição faz parte do Projeto Resistência Negra na Bahia, de Alberto Lima. O lançamento, no dia 16 de junho, às 19 horas, no Centro Cultural da Câmara Municipal (Praça Municipal), terá palestras da Makota Valdina, Dr. Samuel Vida e Dr. Almiro Sena.


Em todo território soteropolitano, por mais miscigenado que seja, encontramos elementos de África. Neste contexto se apresenta o projeto "Resistência Negra na Bahia", que através de um ciclo de exposições e discussões, focando "O Negro na Mídia", pretende estimular reflexões e ações sobre o destino das nossas imagens e outros bens culturais, reivindicando mais direitos e respeito para com os elementos da cultura negra.

No que se refere à imagem dos cidadãos negros e de seu patrimônio cultural, ainda estamos muito aquém de uma equivalência real e respeito. Através da fotografia é possível disseminar uma cultura de consciência crítica para propor intervenções nas políticas culturais, públicas e nos veículos de comunicação. O projeto apresentando imagens de homens e mulheres negras, manifestações culturais e políticas, pretende contribuir para a elevação da auto-estima, a partir do momento que poderemos nos ver e rever na mídia positiva.

O resultado deste trabalho, além de ser um veículo artístico, mídia capaz de elevar a auto-estima da população afro-brasileira, deverá também influenciar na produção de material didático, garantindo uma publicização positiva, reconstruindo um novo imaginário sobre o legado dos ancestrais africanos, fomentando uma nova visão dos afro-descendentes no mercado de publicidade, uma vez que observando a beleza do seu semelhante e consecutivamente a rópria, poderemos perceber uma gritante desvantagem nas propagandas, novelas entre outros veículos e nos sentiremos impulsionados a questionar não só o a sociedade, mas a nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário